SAÚDE

VOCÊ CONHECE OS BENEFÍCIOS DO SELÊNIO

VOCÊ CONHECE OS BENEFÍCIOS DO SELÊNIO

É um mineral que possui uma série de vantagens para o corpo humano. Aumenta a resistência do sistema imunológico e isto irá fazer com que o corpo consiga combater as doenças com mais facilidade. Muitos estudiosos apontam como preventivo contra o câncer, também com relação às doenças cardiovasculares. Há ainda maior ganho de massa muscular, mas – fiquetranquilo – atua na perda de peso, ao regular o sistema endócrino..Alimentos que contém este mineral

O mais famoso deles é a castanha-do-pará, porque apenas uma noz traz 500 mcg deselênio. Os que adoram o pãozinho francês ficarão contentes, em saber que também a farinha de trigo traz o benefício para o organismo. Claro, por causa das calorias é preciso cuidado com o absuso. Recomenda-se, apenas um pãozinho por dia.. Ele também está na carne bovina, no frango, ovos e feijão e até no arroz. Eis porque a dieta brasileira na combinação destes alimentos, acrescentando-se verduras e legumes, é a mais saudável. Além a sua ação antioxidante há melhora da vitamina E, que é importante no processo de envelhecimento e retardamento de moléstias.

A quantidade de consumo não é muito alta diariamente. Varia de 55 a 77 mcg (microgramas) para adultos e adolescentes, enquanto 20 mcg para crianças após 1 ano até três. Os que estão na idade de quatro a oito, 30 mcg e 40 na faixa de oito a treze.No caso de falta Está relacionada a doenças como o HIV, a doença de Crohn, que causa uma inflamação gastrointestinal, fraqueza muscular entre outros distúrbios. A vantagem dos elementos apontados, é que muito deles, também trazem potássio, cálcio e magnésio.

Quando a alimentação é pobre há o recurso dos suplementos. Mas estes só devem ser tomados após o aconselhamento médico para saber se existe alguma contraindicação. Mais sugestões Acrescentando aos alimentos já indicados há selênio em ostras, peixes como atum, sementes de girassol, carne magra de porco, centeio, aveia. A última é fonte de fibras, fósforo e magnésio e ajuda na regulação do intestino. Consumir a farinha de aveia é uma boa forma para adquirir o mineral porque cada porção – uma xícara -contém 13 mcg.Aproveitando bemPara não perder nada os nutricionaistas aconselham – cozinhar no vapor, não fatiar muito, não dispensar a casca, não deixar muito tempo no fogo, usar pouca água, preparar tudo no fogo alto, não deixar os alimentos por muito tempo na geladeira e tornar a usar a água usada no cozimento para preparar outro , pois essa água pode reter vitaminas, que em vez de serem perdidas, serão reaproveitadas ,em outra receita.

Cuidados Apesar dos benefícios , também é importante não exagerar no seu consumo, já que a necessidade do corpo pelo nutriente não é tão alta assim. A recomendação é nãopassar da ingestão de 400 mcg de selênio por dia, segundo o Instituto de Medicina dos Estados Unidos.O excesso de selênio pode causar uma condição chamada de selenosis, caracterizada por sintomas como desconforto gastrointestinal, perda de cabelo, unhas manchadas, mau hálito, fadiga, irritabilidade e danos leves nos nervos

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