POLÍTICA

SEM DILEMA

“Não existe sinuca de bico coisa alguma: se Bolsonaro vetar integralmente, o veto não cairá”

Por Diego Amorim


O senador Oriovisto Guimarães (Podemos) discorda de Major Olímpio, para quem Jair Bolsonaro está “em uma sinuca de bico” diante da decisão de vetar ou não a Lei de Abuso de Autoridade.

“Respeito o Major Olímpio, mas ele está enganado, ele construiu um falso dilema. Não existe sinuca de bico coisa alguma: se Bolsonaro vetar integralmente, o veto não cairá”, disse ele a O Antagonista.

Guimarães lembrou que se o presidente da República vetar integralmente a nova lei — o que líderes de seu partido já disseram ser impossível –, o veto será avaliado, primeiramente, pelo senadores, uma vez que o projeto nasceu no Senado. Se o veto for mantido, conforme o regimento, ele nem precisará ser analisado pelos deputados.

Um detalhe importante: votação de derrubada de veto é nominal.

“Bolsonaro pode vetar tranquilamente a nova lei que o veto não será derrubado. Se houver maioria, entre os senadores, para manter o veto, a Câmara nem vota. A votação é nominal: todo mundo que for contra a Lava Jato terá de deixar sua digital. Ou seja, não há sinuca de bico, não há nenhum dilema.”