BELEZA SAÚDE

OS NOVOS CONCEITOS DA BELEZA E JUVENTUDE

“As feias que me perdoem, mas beleza é fundamental”, a frase icônica do poetinha Vinicius de Moraes predominou nos anos 60 em diante
Mas, hoje, a visão está muito mais ligada à Saúde, aos bons hábitos alimentares mantendo a dieta saudável, atividade fisica, recursos da Dermatologia e por último – mas não menos importante – o desenvolvimento da cirurgia plástica, imbatível nos resultados não invasivos, porém rápidos e satisfatórios.

Tudo na internet?

Não, essa é uma visão muito simplista. Muitas das promessas são apenas promessas . E a dispensa dos procedimentos de um respeitável cirurgião é um erro, que muitas mulheres mais velhas cometem e se arrependem de ter jogado dinheiro fora.
Uma coisa é ver resultados em uma garota de 20 a 30 ou até 40 anos. Outra, é descobrir juventude em rostos que trazem uma longa trajetória de vida onde não faltam desgastes físicos , problemas existenciais, stress cotidiano por mil e uma razões.
Ninguém passa totalmente em branco, na lista dos desajustes, mas isso não é para desanimar as mais fracas.
Ao contrário, procurar acertos na alimentação, higiene, cuidados é para sempre. Uma velhinha pode transmitir uma beleza diferente, mas resultado de todo um caminho em que tropeços geraram uma sabedoria, ainda não alcançado pelos jovens.

A nova plástica
Só em casos específicos ela é solução cirúrgica. Hoje, os próprios consultórios chegam a ser ambulatórios com toda a seguridade de um hospital.
O cirurgião plástico Ricardo Andrade – um dos mais famosos da cidade – tem em sua lista, nomes famosos e uma variedade interminável de cursos internacionais. Ele respondeu para a nossa Aba Beleza no Portal Zoomnews.com.br. Acompanhe:

P. Como confiar em sites?

R. Para qualquer médico, dentista, dermatologista, endócrino, cirurgião ´plástico é preciso uma radiografia do profissional, buscando a veracidade das fontes e o testemunho de pacientes confiáveis. Essa garantia é absolutamente necessária a um bom resultado.Um informador verdadeiro na rede é sempre um bom começo. Ou seja, confiança na Fonte, que apresenta o especialista.

P. Dr Ricardo, vamos começar pelos olhos. Como diz o ditado “eles são a imagem da alma”, mas ninguém deseja mostrar uma alma cansada. Como evitar ou minorar o envelhecimento ao seu redor?

R. Devemos cuidar desde os 30 anos, começando com botox e preenchimento para a área de olheiras. Aos 40, retirando aos bolsas que se formam, aos 50 a pele que sobra, remodelando o olhar aos 60, quando a flacidez entristece a visão

P. E a papada? Terrível, ao mostrar envelhecimento?

R. Começamos cedo cuidando da gordura que esta sobrando, seja com lipo de papada, ou uso de enzimas lipolíticas
Após os 40, bioestimuladores que tonificam a região –
estes são grandes aliados, que temos na área de cosmiatria seja hidroxiapatita de cálcio, ou ácido polilático policaprolactona. Também uso de fios sejam eles espiculados ou lisos. Os lisos são adequados para estimular colágeno e espiculado fazendo efeito cinderela

Bigode Chinês?

R. Bioestimulação e uso da harmonização facial. Esta
chegou com tudo, ao adicionar volume nas áreas de perda de substância, redesenhando a área da face, principalmente visualizando as bochechas, área malar, mandíbula tornando o rosto mais feminino, delineado. Realça olhos e queixo. Para os homens priorizamos o redesenho do queixo e área da mandíbula.

P. O que o senhor acha dos tratamentos cosmiátricos?

R. Avançaram muito em qualidade e em abrangência.
Hoje temos tratamentos mais efetivos para cicatrizes e manchas da pele e para envelhecimento de pele, seja da face, colo ou mãos.

P. E quando os procedimentos não resolvem?

R. Atualmente, as cirurgias podem ser cada dia mais postergadas no quesito envelhecimento, com uso de bioestimuladores e com a chegada da harmonização facial. As demais, que não são decorrentes de envelhecimento, são indicadas quando afetam a autoestima do paciente, ou quando limitam algumas atividades, exemplo redução de mamas muito volumosas ou cirurgia de narizes com formas visivelmente desarmoniosas.

E as inevitáveis?

R. São para casos de envelhecimento precoce, com grande flacidez de pele após várias gestações, que tornam o abdomen flácido. Também naquelas que não têm mama definida, a prótese é aliada, bem-vinda. Nas quedas das mamas acentuadas, temos hoje técnicas novas de elevação e ajuste de tamanho, que tem uma incidência de necessidade de revisao cada dia menor. Mas, é sempre bom
lembrar, que as cirurgias plásticas não são definitivas e precisam ser revistas, cada pares de anos, sejam nas próteses, ou mesmo no rejuvenescimento facial

Voltando as propagandas de internet

P. As máscaras que aparecem em anúncios melhorando papada e pálpebras funcionam para as mais velhas?

R. sao muito indicadas para jovens com boa elasticidade de pele e pouca flacidez estabelecida. Aos mais velhos o bom resultado é associar bioestimuladores com aparelhos modernos, eficazes como o ultrassom microfocado e
radiofrequência microagulhada

P. Sua opinião sobre o ácido hialurônico?

R. Veio para ficar, e é uma arma poderosa no arsenal da cosmiatria moderna.

P. O uso da toxina botulínica diante de tantos avanços ficou para trás?

R. Não. Estará sempre presente no dia a dia da cosmiatria sendo altamente recomendado para os casos
de rugas de movimento para área da fronte e lateral dos olhos, avançando para região de lábios e para casos funcionais como disfunção de mordidas.

AGRADECIMENTO

Obrigada dr Ricardo Andrade. Foi uma verdadeira aula para quem não é da área e tem interesse como cliente diante de tantas informações, muitas até desencontradas. É importante, que o paciente saiba qual é o momento e o procedimento adequado, corrigindo a natureza e inovando sua autoestima e alegria de viver.