POLÍTICA

GAZETA DO POVO EM ZOOMNEWS

Olá, bom dia!
O processo de desmantelamento da Lava Jato começou em 2019, mas se intensificou a partir da volta de Lula ao Palácio do Planalto.
Agora, além de investigações e condenações anuladas, a elite do Judiciário iniciou um processo de retaliação contra os protagonistas da operação.
Após a cassação do mandato do ex-procurador Deltan Dallagnol como deputado, o alvo da vez deve ser o ex-juiz e agora senador Sergio Moro.
Quero saber mais sobre o desmantelamento da Lava Jato
Reforma tributária. A criação do Conselho Federativo, órgão que teria a função de gerir recursos destinados a estados e municípios após a reforma tributária, deve provocar impasses na tramitação da proposta no Senado . Segundo especialistas, além de reduzir a autonomia de estados e municípios, a nova estrutura vai complicar o sistema tributário e pode causar disputas judiciais.
Desempenho da economia. 2023 tem apresentado bons indicadores econômicos até agora: a valorização do real e a queda na taxa de desemprego são exemplos disso. O governo comemora, mas analistas afirmam que os bons ventos não resultam, apenas, da política econômica da gestão de Lula. Segundo eles, “sorte” e heranças de outros mandatos têm influência no resultado positivo.
Quero ler sobre as causas do bom desempenho da economia
Vozes na Gazeta
Sergio Moro
Os boatos sobre a minha morte
Leia a coluna
Diogo Schelp
Como lidar com a politização do STF
Leia a coluna
Política, Economia e Mundo
Novas causas “progressistas”
Além da reforma agrária, o MST tem defendido outras causas ditas “progressistas”. Temas que tradicionalmente não são considerados relevantes para movimentos de inspiração marxista, como a legalização do aborto, o feminismo e a causa LGBT, agora aparecem em publicações do movimento.
Articulação na Câmara
Ainda falta um ano e meio para que a Câmara dos Deputados tenha uma nova eleição para a Mesa Diretora. Mesmo assim, os parlamentares já começam a conversar, ainda que informalmente, sobre quem deve ser o sucessor de Arthur Lira (PP-AL) na Presidência da Casa. Veja quem são os cotados.
Giro pelo mundo
A Idea, grupo formado por 25 ex-chefes de Estado e de governo espanhóis e latino-americanos, manifestou preocupação com ataques à liberdade de expressão e de imprensa na América Latina. Na Espanha, direita e esquerda fazem uma corrida para tentar formar um novo governo .
Opinião da Gazeta
Como recuperar de fato a democracia
Depois de anunciar, na sexta-feira, o autointitulado “pacote da democracia”, o governo Lula enviou ao Congresso Nacional os prometidos projetos de lei, com o objetivo declarado de endurecer o combate aos crimes contra o Estado Democrático de Direito. Leia um trecho da opinião da Gazeta:
O país ganharia muito mais em termos de defesa da democracia e do Estado de Direito se as autoridades se empenhassem fortemente em restabelecer o império da lei; e em cessar os abusos contra a liberdade de expressão e o devido processo legal.
Clique e leia a opinião da Gazeta
O QUE MAIS VOCÊ PRECISA SABER HOJE
Suposta agressão