SAÚDE

FBB e Boldrini assinam acordo para gestão de fundo patrimonial

 

Parceria possibilitará investimento em pesquisas para combate ao câncer infantojuvenil

Centro de Pesquisa Boldrini. Clique na foto para baixá-la em alta resolução.

A Fundação Banco do Brasil e o Centro Infantil Boldrini, localizado em Campinas-SP, irão assinar na próxima quinta, 27 de fevereiro, um termo de cooperação no qual a Fundação BB irá gerir, por meio de fundo patrimonial, recursos financeiros captados com a finalidade específica de apoiar pesquisas de inovação para o combate do câncer infantojuvenil.

Dentre as ações previstas, a Fundação BB e o Boldrini pretendem coordenar ações para selecionar, implementar, monitorar e avaliar projetos alinhados ao objeto da parceria, bem como a captação, gestão e uso dos recursos financeiros que serão prospectados junto a doadores, que podem ser pessoas físicas ou jurídicas, nacionais ou internacionais.

O presidente da Fundação Banco do Brasil, Asclepius Soares, avalia que a presente parceria é um reconhecimento da credibilidade da FBB na gestão de seu fundo patrimonial, expertise adquirida ao longo de 34 anos de existência, que possibilita o recebimento de doações com finalidade específica para ações dessa natureza. Adicionalmente, a Lei 13.800/2019, de 04/01/2019, prevê padrões de governança e Comitê de Investimentos, estruturas já consolidadas na FBB.

“Este é um movimento que tende a crescer muito no país: a gestão dos fundos patrimoniais. Entendemos que a aliança entre as Instituições contribuirá para a pesquisa e o desenvolvimento médico-científico do Brasil no combate às doenças relacionadas às áreas da oncologia e hematologia”, avalia Asclepius.

Centro Infantil Boldrini

Projetos de pesquisa do Boldrini serão fomentados. Clique na foto para baixá-la em alta resolução.

A parceria, além de captar recursos financeiros, gerir e fortalecer uma das modalidades do fundo patrimonial da Fundação, também tem o propósito de apoiar projetos estruturados construídos pelo Centro Infantil Boldrini e voltados ao fomento da inovação tecnológica, pesquisa, formação, aperfeiçoamento e progressão científica de pesquisadores daquele Centro, inclusive viabilizando a sua manutenção ou expansão operacional e de infraestrutura.

O Centro Infantil Boldrini  produz e dissemina conhecimentos nas áreas de biologia molecular do câncer pediátrico em níveis nacional e internacional. Possui uma estrutura com 13 laboratórios e 138 alunos foram capacitados no ano de 2017, sendo hoje reconhecido como  o maior celeiro de pesquisas científicas no Brasil voltado ao câncer pediátrico.

A presidente do Boldrini, Dra. Silvia Brandalise ressalta que a maioria das pesquisas hoje feitas no mundo é em relação ao câncer adulto. “O câncer é um problema de todos nós. Recentes estatísticas europeias mostram que a linha de incidência do câncer pediátrico é ascendente. Então temos muito com que nos preocupar e muito o que fazer. O câncer pediátrico representa 3% de todos os cânceres e acaba tendo pouca visibilidade, por isso, esse Fundo é tão importante e ter sua gestão por um órgão independente e especializado, essencial”, avalia.

Em seus 42 anos de história, recém-completados, o Centro Infantil Boldrini já atendeu aproximadamente 30 mil pacientes encaminhados com a suspeita ou o diagnóstico de câncer ou de doenças hematológicas, e 10 mil estão em acompanhamento ou passaram por tratamento. Considerando os tratamentos de tumores malignos, foram mais de 9 mil casos, dos quais cerca de 6 mil alcançaram a cura.

 

Aplicação

Os recursos das aplicações no Fundo serão investidos em quatro eixos: Fomento à Pesquisa (contratação de profissionais, Programa Jovem Pesquisador e Programa Intramural de Auxílio a Projetos Piloto), Fomento à Inovação Tecnológica (aplicação dos conhecimentos tecnológicos), Fomento aos Jovens Pesquisadores (bolsas de estudos em pós-doutorado e pós-graduação em Medicina Molecular) e Manutenção da Infraestrutura do CPB.

Incentivo fiscal

Pessoas jurídicas com regime de tributação no lucro real podem deduzir até o limite de 2% do lucro operacional, conforme incentivo fiscal previsto na Lei 9.429/95.

Sobre o Centro Infantil Boldrini

Centro Infantil Boldrini − maior hospital especializado na América Latina, localizado em Campinas, que há 42 anos atua no cuidado a crianças e adolescentes com câncer e doenças do sangue. Atualmente, o Boldrini trata cerca de 10 mil pacientes de diversas cidades brasileiras e alguns de países da América Latina, a maioria (80%) pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Um dos centros mais avançados do país, o Boldrini reúne alta tecnologia em diagnóstico e tratamento clínico especializado, comparáveis ao Primeiro Mundo, disponibilidade de leitos e atendimento humanitário às crianças portadoras dessas doenças. www.boldrini.org.br