BENEMERÊNCIA SAÚDE

Centro Infantil Boldrini anuncia atualizações no setor de radioterapia

Modernizações no Acelerador Synergy, utilizado em tratamento de tumores pediátricos, vem para aprimorar os resultados nos procedimentos

Terapias de alta precisão, como a radiação, por exemplo, podem ser o melhor tratamento para determinados tumores pediátricos, como os cerebrais. Atento ao que há de mais moderno na área, o Centro Infantil Boldrini investiu em três atualizações em seu equipamento de radioterapia, o Acelerador Synergy, para melhores resultados.

De acordo com a Dra. Rosângela Correa Villar, médica responsável pelo setor de radioterapia do Boldrini, a atualização do software do Synergy trouxe novas possibilidades de uso e alcance, como a radiocirugia, a radioterapia estereotáxica fracionada e o controle de movimento 4D.

 

“Com a radiocirugia podemos tratar lesões no cérebro, as malignas e benignas, que não podem ser alcançadas através da neurocirurgia. Assim como a metástase cerebral, onde a operação pode deixar sequelas no paciente. Já a radioterapia não é uma cirurgia, mas sim aplicações localizadas, com controle de fração estereotáxica, que é bem mais sofisticada e possibilita tratar o paciente sem realizar uma operação. Os ganhos são para redução de sequelas e recuperação do paciente”, explica a médica.

 

Já a atualização de controle de movimento 4D é usada principalmente em procedimentos no sistema respiratório. “Trata lesões de pulmão, próximo ao diafragma, até mesmo lesões no rim e fígado”, comenta.

 

O Acelerador Synergy está no Centro Infantil Boldrini desde o começo do ano e ele permite procedimentos mais rápidos e precisos, tratando casos de volumes pequenos e tumores que podem se locomover com a respiração. O equipamento permite a distribuição da dose de radioterapia de forma segura e controlada, tornando os tratamentos mais assertivos e os resultados mais promissores.

Imagens captadas pelo Acelerador Synergy com as atualizações realizadas no equipamento