ECONOMIA

Bolsonaro fez primeira chamada com 5G na América Latina. E não foi com o 5G chinês! 9 de maio de 2021

c

A China quer enfiar o seu 5G goela abaixo dos países de todo o mundo, e especialistas alertam para risco de espionagem

 

O 5G é o sucessor das conexões de internet 4G e 3G, que estamos acostumados a utilizar nos nossos celulares quando estamos sem Wi-Fi. O 5G é até cem vezes mais rápido que o 4G. Porém, ainda aguardamos o leilão para sabermos qual empresa oferecerá o 5G para os brasileiros. O presidente da Anatel estima que em 20 anos o país receberá R$ 40 bilhões em investimentos, o que faria desse leilão o maior de nossa história.

Contra a Huawei, empresa chinesa, competem corporações de altíssimo calibre, como a Nokia, da Finlândia, e a Ericsson, da Suécia. E a empresa finlandesa parece ter saído à frente. No evento Digital Day, a Nokia recebeu elogios de Bolsonaro e do ministro de Telecomunicações Fábio Farias. Juntos, eles fizeram a primeira chamada com ”5G puro” em toda a América Latina.

Em breve, esse leilão ocorrerá, e ao que tudo indica, a China perderá. ”A expectativa é que em meados deste ano, provavelmente no mês de julho, a gente tenha efetivamente o leilão acontecendo e a partir daí, a implantação da estrutura se inicia”, afirmou o secretário de Telecomunicações do Ministério das Comunicações, Artur Coimbra.