SAÚDE

Beber refrigerante pode piorar as úlceras estomacais? Por quê?

Úlceras estomacais são feridas que se desenvolvem na mucosa do esôfago, estômago ou intestino delgado, causadas, principalmente, pela infecção da bactéria Helicobacter pylori (H. pylori). Para tratar o problema, é necessário apostar no uso de medicamentos, mas também é válido tomar outros cuidados, mais simples e complementares, no intuito de amenizar os sintomas.

Refrigerante e úlceras estomacais

Deixar de beber refrigerantes ou, ao menos, diminuir significativamente o consumo, é um exemplo desses cuidados simples do dia a dia que podem ajudar no controle das úlceras estomacais. Como o problema provoca dor importante nos pacientes, especialmente na região superior do abdômen, ingerir esse tipo de bebida só iria piorar o desconforto.

“Beber refrigerante piora as úlceras estomacais porque essa bebida aumenta a  produção de ácido clorídrico, prejudicando a cicatrização das úlceras. Além disso, trata-se de um líquido gasoso, que causa distensão gástrica e dispepsia (dor e sensação de peso no estômago)”, explica a gastroenterologista Amanda Medeiros.

Outros alimentos e bebidas perigosos para os pacientes

Além de evitar o consumo de refrigerante, o paciente deve abrir mão de outras bebidas e alimentos que podem, da mesma forma, piorar os sintomas das úlceras estomacais. Portanto, é preciso se adequar a uma dieta específica, de forma regrada e consciente, para permitir que o tratamento transcorra da maneira menos incômoda possível.

Outro item que influencia muito negativamente nas úlceras estomacais é o café e as demais bebidas que contém cafeína, como mate e chá preto, por exemplo. Sua acidez natural está associada às sensações de queimação e dor. Bebidas alcoólicas, assim como molhos e temperos fortes (curry, mostarda, pimenta, catchup) também são opções a serem evitadas.