SAÚDE

A POLÊMICA DO PASSAPORTE SANITÁRIO

Estamos vivendo a realidade da velha frase atribuída a Sócrates: “Só sei que nada sei”.
O conflito sobre a pandemia é imenso. Depois que a doença foi literalmente politizada, nunca se ouviu tantas “fakes” juntas e verdades não comprovadas pela Ciência.
Esta tragédia – que se abateu sobre a humanidade – só terá respostas precisas no outro século.
Por enquanto, tudo é incógnita. Essa questão do passaporte sanitário, aprovado pelo Senado, foi mais um atropelo impensado.
Criaram um documento – ainda será discutido na Câmara – com certezas, sem antes “combinar com os russos” , como se diz a respeito de decisões não compartilhadas com outros interessados.
Quem garante que países da União Européia vão aceitar a decisão senatorial? Será que vão mesmo, se darem por satisfeitos, ao receberem um papel, uma carteirinha, dizendo que o cidadão foi vacinado?
Mas será que não vão perguntar – quais vacinas? Serão todas aceitas e algumas renegadas? No momento vivemos outra polêmica – a eficácia da Coronavac do Dória.
Em muitos lugares do mundo, ela não está sendo aplicada, por falta de melhores referências sobre contágio, efeitos colaterais…
E há outras, sendo investigadas, porque provocaram coágulos – como a que matou a procuradora grávida de 5 meses – outras responsáveis por miocardite, algumas que não podem ser tomadas, por exemplo, por pessoas que sofrem doenças imunes.
Então como ficamos diante deste paradoxo? Frente a tamanha confusão, a Câmara precisa não validar a decisão do Senado. Esperar que haja mais informações baseadas na Ciência, que tanto os especialistas propagam.
Não é justo dividirmos o País em duas classes. Os que poderão ter o tal passaporte válido, e aqueles que não terão, em virtude dos obstáculos apresentados.
O bom senso é a única virtude, que deve prevalecer em situações divergentes. A providencial espera é a única saída.
Informe-se na COVID-19: Central de Informações sobre recursos da vacina.
Informações sobre vacinas

 

Edmilson Dagostini, Wilton Viana e outras 2 pessoas
1 comentário
1 compartilhamento
C