ECONOMIA

Warren Buffett: “Aposentados enfrentam um futuro sombrio”

Foto de TDB

POR TDB
QUINTA-FEIRA, 4 DE MARÇO DE 2021 – 13H23

Por Simon Black via Sovereign Man

Warren Buffett não mediu palavras em sua mais recente carta anual aos acionistas (que saiu no fim de semana), quando disse aos investidores que “os aposentados enfrentam um futuro sombrio”.

Buffett estava se referindo às taxas de juros lamentavelmente baixas que dominam os investimentos de renda fixa (como títulos e anuidades).

Em setembro de 1981, ele escreve, os investidores podiam comprar um título do governo dos Estados Unidos de 10 anos com rendimento de quase 16%.

Agora, a inflação era muito mais alta na década de 1980 do que é hoje. Mas mesmo depois de ajustar pela inflação, o rendimento médio anual para qualquer investidor que mantivesse aquele título de 1981 até o vencimento na próxima década teria sido de 5,7% ao ano.

Hoje, o mesmo título de 10 anos rende apenas 1,4%. Mas a taxa oficial de inflação nos Estados Unidos também é de 1,4%. Isso significa que, depois de ajustar pela inflação, seu rendimento líquido hoje é ZERO.

O que é ainda mais incrível é que há sinais óbvios de que a inflação pode estar aumentando; por exemplo, o Índice de Preços ao Produtor mais recente da inflação dos preços no atacado atingiu seu nível mais alto desde 2009.

No entanto, ao mesmo tempo, o Federal Reserve continua dizendo que deseja manter as taxas de juros baixas. E eles estão fazendo o melhor para empurrar o rendimento de 10 anos para ainda mais baixo do que 1,4%.

Em outras palavras, a inflação pode subir e as taxas de juros cair. Portanto, qualquer pessoa que comprar títulos terá, na verdade, um rendimento negativo após o ajuste pela inflação.

E é exatamente disso que Buffett estava falando.

Aposentados – junto com fundos de pensão e doações de caridade – geralmente compram investimentos de renda fixa (como títulos) por causa de sua segurança e previsibilidade.

O mercado de ações pode estar em todo o mapa. Alguns dias está alto, outros dias está baixo. Mas os títulos (em teoria) são investimentos estáveis ​​que pagam uma quantia fixa de dinheiro, a cada mês ou trimestre.

Mas chegou ao ponto agora que esses investimentos ‘seguros’ podem realmente custar-lhe dinheiro, especialmente após o ajuste pela inflação.

Qualquer pessoa que realmente queira obter um retorno sobre o investimento decente deve agora buscar ativos mais arriscados e voláteis.

Os estoques são a segunda melhor opção para a maioria das pessoas. Mas o mercado de ações ficou absurdamente caro. Ainda existem joias subvalorizadas, mas são cada vez mais difíceis de encontrar.

A Coca Cola é um ótimo exemplo de como o mercado está superfaturado; O lucro da Coca atingiu o pico em 2010, há mais de uma década. Naquela época, a empresa ganhava US $ 2,53 por ação e tinha US $ 14 bilhões em dívidas de longo prazo.

Seus ganhos têm diminuído desde então. No ano passado, a Coca Cola lucrou US $ 1,79 por ação, um declínio de 30% em relação ao seu pico em 2010. E no mesmo período sua dívida de longo prazo quase triplicou para US $ 40 bilhões.

A receita diminuiu, os lucros diminuíram, o fluxo de caixa livre diminuiu, as dívidas aumentaram. Qualquer pessoa racional olharia para esses dados e concluiria que o preço das ações da Coca Cola deveria estar deprimido desde 2010.

Mas não é esse o caso. O estoque da Coca mais do que dobrou e não está longe de seu nível mais alto.

Isso não faz absolutamente nenhum sentido, mas exemplifica os tipos de riscos que os investidores do mercado de ações têm de assumir hoje, simplesmente porque – como diz o ditado – “Não há alternativa”.

Se as taxas de juros estivessem em níveis normais, nenhum investidor são pagaria preços recordes por um negócio em declínio. Mas é isso que as pessoas se sentem compelidas a fazer com seu dinheiro agora, porque parece que não têm outra opção.

Buffett sabe disso e sempre lamentou o superfaturado mercado de ações nos últimos anos em suas cartas anuais, junto com taxas ultrajantes cobradas por grandes fundos e bancos de investimento de Wall Street.

Para Buffett, ações não são títulos para serem negociados. Em vez disso, eles representam ações em um negócio e os acionistas devem se ver como parceiros nesse negócio. E os melhores investimentos são negócios “maravilhosos” e bem administrados que podem ser adquiridos com desconto.

Este ano, Buffett resumiu seu ethos dizendo:

“Ativos produtivos, como fazendas, imóveis e, sim, propriedade de negócios, produzem riqueza – muita riqueza. A maioria dos proprietários de tais propriedades será recompensada. ”

Uma questão que Buffett não mencionou neste relatório anual é o triste estado das finanças de quase todos os fundos de pensão do mundo … e isso torna as perspectivas de aposentadoria ainda mais sombrias.

A previdência social, por exemplo, é subfinanciada em dezenas de trilhões de dólares, de acordo com os curadores do programa (que incluem o secretário do Tesouro dos Estados Unidos).

As finanças da Previdência Social foram tão mal administradas que os fundos fiduciários devem ficar sem dinheiro já em 2029. E não é como se o governo federal (que já administra um déficit de vários trilhões de dólares) esteja em qualquer posição para resgatar o programa .

Portanto, os aposentados realmente enfrentam perspectivas sombrias.

Isso não tem a intenção de ser deprimente, mas sim de uma chamada à ação. Porque há muito que você pode fazer a respeito.

Apenas um punhado de pessoas no mundo tem a capacidade de definir taxas de juros e políticas de inflação, ou administrar a Previdência Social de volta à saúde. Provavelmente, você não é um deles. Nem eu.

Mas temos o poder de usar todas as ferramentas à nossa disposição para resolver esses desafios por nós mesmos.

E esse é o ponto principal: a menos que você queira ser como Buffett e ainda trabalhar por volta dos 90 anos, é absolutamente necessário reservar mais dinheiro para a aposentadoria.

Existem muitas maneiras de fazer isso. Por exemplo, qualquer pessoa com a capacidade de gerar uma renda secundária pode criar um 401 (k) solo e reservar norte de $ 50.000 por ano para a aposentadoria de uma forma com uma vantagem fiscal incrível.

Essa renda lateral pode ser praticamente qualquer coisa; você poderia vender produtos na Amazon, iniciar seu próprio site, consultar, dirigir para Uber, vender imóveis, etc.

Quaisquer que sejam seus talentos e habilidades (e tenho certeza que são numerosos), você pode configurar uma estrutura de aposentadoria robusta e aumentar drasticamente suas economias para a aposentadoria.

Você só precisa das informações certas … e da disposição para agir.

Por outro lado … Acreditamos que o ouro poderia DOBRAR e a prata poderia aumentar em até 5 VEZES nos próximos anos.

É por isso que publicamos um novo  Guia definitivo de 50 páginas sobre ouro e prata que você pode baixar aqui .

Lá dentro você aprenderá …

Como você poderia dobrar seu dinheiro com um ativo
que tem uma história de prosperidade de 5.000 anos

  • Por que o ouro pode potencialmente DOBRAR e  por que a prata pode aumentar em até  5 VEZES
  • As  5 formas mais inteligentes, seguras e lucrativas  de possuir ouro e prata (e uma forma que você definitivamente deve evitar)
  • Por que o ouro é a  última  palavra em anti-moeda  e apólice de seguro  contra a destruição sistemática do dólar americano (que  todos  deveriam pelo menos considerar possuir)
  • Por que os  ETFs são uma bomba  – relógio à espreita e por que você deseja evitá-los como uma praga
  • E  tudo o mais que você precisa saber  sobre como comprar, possuir, armazenar e investir em metais preciosos

Este relatório de 50 páginas é novo e totalmente gratuito.

Download grátis:
Guia definitivo do Sovereign Man sobre ouro e prata

10.72940